Professor Dr. Joilson Dias do DCO ministra palestra e participa de pesquisa na Bryant University e Harvard University
O professor Joilson Dias esteve recentemente na Bryant University, nos EUA, onde ministrou, como professor convidado, palestra na área de crescimento e desenvolvimento econômico, mais especificamente sobre o importante papel que a educação pode ter exercido no desenvolvimento histórico das economias dos EUA e do Brasil.
PhD In Economics pela- University Of South Carolina e pós-doutor pela University of South Carolina, Dias é professor titular do Departamento de Economia da UEM. Ele apresentou o impacto esperado da educação das novas gerações no desenvolvimento econômico dos dois países.
O estudo é resultado de uma parceria com o professor Edinaldo Tebaldi da Bryant University. Segundo os dados da pesquisa, em 1900 a renda per capita do Brasil representava 17% da dos EUA. Mantido a taxa de crescimento econômico do período entre 1900 e 2015 o Brasil poderá alcançar os EUA, em termos de renda per capita, somente daqui a 290 anos.
No entanto, quando se considera um modelo econômico onde a educação exerce um papel fundamental no futuro econômico do Brasil e dos EUA o resultado muda. As simulações desse modelo indicam que com o nível educacional de 15,2 anos esperado para o Brasil, de acordo com a ONU para as próximas gerações, poderá levar o Brasil a alcançar 70% da renda per capita dos EUA nas próximas duas gerações. “Obviamente, que existem fatores políticos que não foram controlados pelo modelo, pois visou somente avaliar o papel importante da promoção da educação no Brasil”, alerta Dias.
Ainda durante sua estadia na Bryant University, o professor da UEM deu continuidade no desenvolvimento do projeto de pesquisa em parceria com Tebaldi. A proposta dos pesquisadores é desenvolver uma nova teoria de crescimento econômico baseada em informações imperfeitas presentes na economia dos países.
Joilson Dias ainda foi convidado pelo Departamento de Línguas da Harvard University para proferir palestra sobre a economia brasileira para alunos de doutorado que tem como segunda língua o português. A palestra visou introduzir os alunos nos aspectos de desenvolvimento econômico atual de nossa economia.
A professora Viviane Gontijo, coordenadora do Programa de Língua Portuguesa da Harvard University sinalizou sobre a possibilidade de desenvolvimento de um projeto de pesquisa com a UEM na área de ensino e melhoria do processo cognitivo da língua inglesa para o Brasil e portuguesa para os EUA.
O Departamento ao qual a professora Viviane Gontijo está ligada desenvolveu uma metodologia inovadora denominada de pré-texto, que está se espalhando para todas as áreas de ensino nos EUA e América Latina. Como resultado a professora enviou à reitoria da UEM um pré-projeto de interesse e de visita para explicar em detalhes o referido projeto.