Depoimento: Quando decidi fazer o meu intercâmbio, optei por fazer a escolha de um país que me proporcionaria uma experiência para quebra de alguns paradigmas, desafiar a minha visão de mundo e me tirar da zona de conforto. Foi nesse contexto que escolhi morar três meses na Índia, trabalhando com crianças carentes, em uma ONG que proporcionava um ensino de qualidade para crianças de 3 a 15 anos de idade. Trabalhei com módulos de educação sobre o conceito de Negócio Social, simulando empreendimentos de Negócios Sociais que se adequassem à realidade indiana e propondo que os adolescentes levassem esse conceito para outras pessoas e aderissem a ideia como uma opção de futuro profissional.
Em contrapartida, vivi uma das experiências mais incríveis e intensas da minha vida.
A todo o momento minhas habilidades pessoais foram testadas e colocadas em prova. Entre muitas competências que desenvolvi e potencializei consigo dar ênfase em três, que foram as mais relevantes durante minha permanência na Índia, ou seja, adaptação, tolerância e capacidade de pensar globalmente.
A capacidade de pensar globalmente foi sendo desenvolvida aos poucos, conforme fui conhecendo o país e as oportunidades que estavam à minha volta, além disso, foi com essa expansão de visão de mundo que consegui identificar o que mais me satisfaz profissionalmente e o que chega mais próxima de ser o meu objetivo de vida, ou seja, a atividade que mais chega perto de me proporcionar uma satisfação plena.
Depois de viver essa aventura, me sinto muito mais preparado como cidadão, capaz de superar qualquer problema e atingir qualquer objetivo. Além disso, sinto que agora tenho um amadurecimento para definir minha missão de vida e, a partir disso, traçar e trilhar o meu caminho.
|