Câmara irá homenagear professor James com título de Cidadão Benemérito
A Câmara irá homenagear o professor emérito da Universidade Estadual de Maringá (UEM) José James da Silveira com o título de Cidadão Benemérito em sessão solene nesta sexta-feira (17), às 19 horas.
A dedicação do professor à construção e solidificação do ensino superior em Maringá teve início nos anos 60 quando começou a lecionar na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá (FECEM), a atuação de James da Silveira também foi decisiva para que a UEM tenha atualmente o respeito e o reconhecimento nos meios acadêmicos tanto em nível regional, como estadual e nacional.
O Professor Emérito sempre participou ativamente da fundação e do desenvolvimento da UEM, mesmo após se aposentar ele continuou trabalhando no Departamento de Economia como professor voluntário. Humilde, seguro e perseverante, James da Silveira sempre demonstrou ser um líder e por isso a UEM em reconhecimento ao ilustre professor o homenageou o título de Professo Emérito que foi concedido a ele em 25 de novembro de 2005, conforme resolução 18/2005, do Conselho Universitário da UEM.
Professor James começou a lecionar em 1962 na então Faculdade de Ciências Econômicas de Maringá. Quando Adriano Valente tomou posse como prefeito iniciou um movimento para a criação de Universidade em Maringá. O prefeito então convidou James para participar do movimento e após várias reuniões ele foi nomeado Presidente da Comissão Encarregada de fazer os estudos de viabilidade econômica. Ele também fez parte da comissão formada por seis professores encarregada de elaborar a lei que autorizava a criação da Universidade.
Em 2013, o professor James, durante a realização de conferência internacional promovida pelo programa de pós-graduação em Ciências Econômicas e pelo Departamento de Economia, procurou o Centro Acadêmico de Economia para fazer uma doação para a entidade. A doação está sendo utilizada, exclusivamente, para a realização de eventos que promovam o ensino, a pesquisa e a extensão. Em reconhecimento a luta e dedicação do professor James os estudantes nominaram a entidade como Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira.