MONITORIA
ONDE FUNCIONA?
Os atendimentos são feitos nas salas de aula do primeiro andar do bloco C34 na sala de monitoria (sala 102, cuja chave fica disponível na secretaria) e, quando necessário, no LECON. Os horários de atendimentos são fixados semestralmente na porta da sala de monitoria.
O QUE É UM MONITOR?
Um monitor é um aluno de graduação ou de pós-graduação, que já cursou a disciplina, que é orientado pelo professor da disciplina que demanda a monitoria(professor orientador) a fim de cumprir um plano de trabalho definido pelo professor orientador.
QUAL O OBJETIVO?
Auxiliar os acadêmicos com dificuldades nas disciplinas e nos conteúdos ligados às matérias do curso para as quais os professores demandam monitores.
Além disso, visa promover a melhoria da qualidade do ensino de graduação e redução da evasão e reprovação.
COMO FUNCIONA?
O monitor, com a orientação do professor da disciplina, auxilia o aluno na resolução das listas de exercícios, na execução dos trabalhos e nas demais dúvidas relacionadas ao conteúdo.
QUAIS AS VANTAGENS DE PARTICIPAR DA MONITORIA?
Os alunos atendidos pela monitoria são beneficiados porque recebem atendimento direcionado para suas principais dificuldades, que podem ser em termos de conteúdo, resolução de listas de exercícios e uso de softwares, por exemplo.
QUEM PODE SER MONITOR?
Qualquer aluno de graduação ou de pós-graduação que já tenha cursado a disciplina que requer monitor. O processo seletivo de monitoria ocorre no início do ano letivo a partir da divulgação do Edital de Monitoria realizado pela Diretoria de Ensino de Graduação (DEG).
BOLSISTA
Recebe bolsa no valor R$ 8,75 a hora com carga horária de trabalho 12 horas semanais, sendo 04 horas para preparação de estudos e 8 horas para atendimento discente. O monitor bolsista não pode possuir qualquer vínculo empregatício ou acumular a bolsa de monitoria com qualquer outra bolsa acadêmica.
VOLUNTÁRIO
Não recebe bolsa. É facultada ao orientador do monitor voluntário a definição da carga horária da monitoria voluntária a partir de um mínimo de 2 horas semanais e de um máximo de 12 horas semanais.